O que acontece com seu cérebro durante uma sessão de relaxamento meditativo ?

Nesse curto vídeo (2’45”), exibimos os registros das ondas cerebrais durante alguns momentos de uma sessão de relaxamento meditativo. No início da sessão o cérebro se encontra ativo e produzindo todos os tipos de ondas. Como a sessão de relaxamento é “guiada”, o praticante recebe instruções do facilitador durante o processo.

Sempre que recebe instruções, predominam as ondas Beta e Gama, características do estado de “atenção”.Ao ser convidado para contrair e relaxar a musculatura das diversas partes do corpo, sucessivamente, o mesmo acontece com suas ondas cerebrais, que oscilam de maneira uniforme. Ao longo desse processo a atividade cerebral tende a diminuir gradativamente.Ao iniciar o exercício de respiração profunda, acontece a redução das ondas Beta e Gama (relacionadas com a atenção) e a predominância das ondas Alfa, característica do estado meditativo, de serenidade.

Na última fase do relaxamento meditativo, o praticante é convidado a “se conectar com a energia do universo”. Ele deve imaginar que tudo que está à sua volta é formado por pequenas partículas de energia que serão absorvidas durante a inspiração e espalhadas durante a expiração. Na inspiração, ele traz a energia do universo para dentro de si. Na expiração ele se “dissolve” no universo. A atividade cerebral diminui durante a inspiração com a predominância das ondas alfa e aumenta durante a expansão.

No final do exercício o praticante deve aproveitar o estado de relaxamento profundo para “flutuar”, e atinge o pico do estado “Alfa”, já em meditação.

Kushi

(As ondas foram capturadas durante o exercício através do headset Brainwave da NeuroSky – a sessão completa durou aproximadamente 40 minutos)

#ciência #meditação #relaxamento

Destaques
Recentes
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic